É sempre bom ter plantas medicinais para usar quando você precisa, não é mesmo? Cultivá-las em casa constitui uma magnífica fonte de biodiversidade, vitalidade e alegria. Sobretudo, esta prática permite que você tenha em mãos remédios efetivos, naturais e extremamente frescos para tratar os problemas de saúde.
Autor da foto: Desconhecido
Existe uma longa lista de ervas medicinais que podem ser cultivadas mesmo que você possua pouco espaço – na janela, na varanda ou na horta. Elas podem ser usadas como chás, condimentos ou cataplasmas.
Na farmacopeia popular, cada cultura tem suas plantas favoritas e, de fato, em todos os continentes existem plantas medicinais para enfermidades comuns que podem nos afetar.
No texto de hoje, separei sete plantas medicinais que você pode cultivar na sua casa ou apartamento. Continue lendo para conhecer as propriedades e dicas de cultivo de cada uma.
1. Manjericão
Pode ser plantado em vasos, mantido à meia-sombra e regado em abundância. Reproduz-se por estacas ou sementes. Plante em um solo bem drenado, fertilize regularmente. Ele é muito sensível ao frio.
O óleo contido em suas folhas destrói bactérias e insetos. O suco das folhas alivia bronquites, febres, resfriados, dores de garganta e problemas digestivos. Graças ao seu cheiro e sabor aromático suave, é utilizado como condimento. Atua contra flatulência e gases. Uma infusão de folhas frescas e gotas de limão alivia dores de estômago e espasmos intestinais. A infusão de suas folhas é diurética, estimulante, digestiva e relaxante; o suco das folhas com mel de abelha alivia a febre. O chá de manjericão faz com que as mães produzam mais leite. Seu chá frio é bom para problemas oculares, tanto enxágue quanto bebido. Também é um grande regulador do sistema nervoso.
Autor da foto: Desconhecido
2. Babosa
É plantada em vasos bem drenados e não necessita de cuidados excessivos. É uma planta medicinal muito fácil de usar e de manter.
A babosa, também conhecida como Aloe Vera, é muito útil para aplicar em cortes, feridas, picadas de insetos, queimaduras e cicatrizes. Ideal também para refrescar a pele seca. Melhora a aparência da pele propensa à acne. Purificador de ar natural para casa.
O melhor é usar a gelatina interna de suas folhas, fazer um gel para uso externo.
Autor da foto: Desconhecido
3. Erva-doce
Ela pode crescer até dois metros de altura. Adora o sol e o solo seco e rico.
Esta planta é um analgésico digestivo. É por isso que os restaurantes indianos colocam pequenos recipientes com sementes de erva-doce sobre a mesa para mastigar depois do jantar. Seu ingrediente ativo é o anetol, que relaxa os músculos do estômago e facilita a digestão.
Autor da foto: Globo Rural
4. Lavanda
Ela gosta de sol e de vasos com solo bem drenado.
A lavanda é uma planta medicinal que possui muitas propriedades, entre as quais se destacam as calmantes e relaxantes. Por isso, é normalmente utilizada no tratamento de ansiedade, insônia, depressão e problemas associados a alterações de humor. É antisséptica e anti-inflamatória, aromatiza e serve para afastar os insetos.
Além disso, o chá de lavanda ajuda a melhorar a inflamação da bexiga e problemas urinários. Panos de água de flores de lavanda reduzem os níveis de dor de cabeça. O óleo de lavanda ajuda a aliviar o reumatismo. Seu tônico é frequentemente usado na aromaterapia para ajudar a relaxar.
Autor da foto: Desconhecido
5. Camomila
Muito fácil de cultivar. Cresce muito bem em qualquer tipo de solo e a pleno sol.
É um bom remédio para dores de cabeça, dores musculares ou dores de estômago. O óleo essencial de camomila contém mais de 120 componentes medicinais.
Autor da foto: Congerdesign
6. Hortelã
Não requer muitos cuidados, é colocado em semissombra, resiste ao frio, sombra, falta de água e aceita solos com poucos nutrientes. Por este motivo, as mentas são plantas muito fáceis de cultivar com solo fértil e muita água.
Cada uma das diferentes variedades da hortelã tem sua utilidade na medicina popular, mas, basicamente, é usada como digestivo e como apaziguador de distúrbios gastrointestinais e para reduzir resfriados. Estimula os sentidos e melhora o humor. Em infusão, é excelente para a digestão, tratando resfriados e eliminando soluços. Também atua no alívio de dores de cabeça, enxaquecas ou dores causadas por hematomas. Também é usada para irritações de pele e resfriados, dores de cabeça e de dente – mastigar a folha. A infusão de folhas é usada contra a insônia. Os caules amassados são eficazes contra picadas de insetos.
Quase sempre é aplicado como uma infusão, embora sejam usadas compressas úmidas para a pele.
Autor da foto: Sitio da mata
7. Alecrim
Gosta do sol e de vasos grandes e com boa drenagem. Não precisa de muito fertilizante ou água.
Com ele, é possível fazer um remédio eficaz contra a caspa que, como um magnífico condicionador e tônico, deixa os cabelos com brilho e aparência saudável. O alecrim também é bom para fazer tratamentos faciais, para mergulhar na água do banho e para esfregar a pele. É usado para tratar a hipertensão, excesso de peso e queda de cabelo. É muito bom para problemas digestivos, antiespasmódico, sedativo, tônico, diurético e estimulante do sistema nervoso.
Autor da foto: Michael Gaida
E aí? Será que você ficou tão entusiasmado quanto eu com os benefícios de cultivar plantas medicinais em casa? Além destas que citei, existe uma infinidade de outras ervas que servem como remédios naturais. Quais são as suas preferidas? Conta para mim nos comentários.
POSTS RELACIONADOS
Tendências em design de interiores
29 de fevereiro de 2024
Banheiro e Lavabo Funcional
19 de fevereiro de 2024
Cores têm poder emocional
25 de janeiro de 2023