Se você é fã do estilo boêmio, mas a exuberância deste tipo de decoração lhe impede de adotá-lo em sua casa, eu tenho uma solução que você vai amar: o Boho Chic.
Partindo da mesma base decorativa do boêmio – alegre, criativo e divertido, o Boho Chic é mais marcado por elementos elegantes e sofisticados. Com ele, você vai transformar seu espaço em um mix de traços hippies, étnicos e orientais em uma atmosfera muito pessoal.
Foto: Pinterst
A história do estilo Boho Chic em poucas palavras
“Boho” é o diminutivo de boêmio (em inglês, bohemian). Esta palavra foi associada durante muito tempo aos ciganos, povos nômades que sempre se mudavam com seus pertences. Isso é um pouco do que reflete a decoração Boho Chic: um estilo de vida livre, pouco convencional, artístico e eclético.
Trata-se, portanto, de um estilo mais informal, que combina diferentes elementos inspirados no artesanato, na natureza e, sobretudo, em viagens.
Mais ou menos entre 2019 e 2020, o estilo Boho Chic ganhou popularidade como uma alternativa mais sofisticada do clássico design boêmio.
1. Tapetes, no plural
Neste estilo, é comum encher o chão da casa com tapetes de vários desenhos, que, muitas vezes, se sobrepõem. Eles adicionam cor, temperatura e tornam o andar descalço mais agradável.
Tapete Marroquino Boho Chic da Mega Brasil.
2. Base neutra
Este é um elemento primordial, pois o Boho Chic aceita cores vibrantes e muito intensas, dos têxteis estampados às combinações de mobiliários. Para que o resultado do todo não seja muito estridente e caótico, é importante apostar em uma base neutra nas paredes. Deixe que o restante da decoração se encarregue de dar cor e vida ao lugar.
3. Brinque com as cores
As cores são precisamente o eixo sobre o qual gira tudo relacionado a este estilo. Mescle a base neutra com objetos de cores intensas, alegres e vibrantes. Todas elas convivem com naturalidade nesta decoração para criar uma atmosfera com uma energia única.
4. Mais e mais almofadas
Muitas ainda parecem poucas. No sofá, na cama ou no chão, para se deitar ou sentar de maneira informal e relaxada. Combine-as com desenhos de diferentes formas, tamanhos e com puffs fofos, que são outro must deste estilo decorativo. E se forem coloridas, muito melhor!
Almofada Ethnic AK da Riachuelo.
5. Motivos étnicos
Pode abusar! Não tenha medo de mesclá-los, pois precisamente sua combinação um tanto arbitrária é a essência deste estilo, em que não existem regras.
6. Móveis pintados
Quanto mais desgastados e envelhecidos, melhor. As peças vintage, as trazidas de viagens exóticas, as recuperadas ou compradas em feiras são as grandes protagonistas deste estilo decorativo.
7. Muito natural
Madeira, coro, fibras vegetais, têxteis de algodão, plantas, detalhes de cristal, cerâmica… O natural não pode faltar em uma decoração Boho Chic. Um puff de coro, uma banqueta de madeira, um tapete de fibras ou uma lâmpada de macramé. Salpique a decoração com elementos da natureza e propostas “faça-você-mesmo”.
Espelho de Vime Boho trama.
8. Rompa as regras
Uma das chaves do estilo Boho Chic é que não há regras. Vale (quase) tudo desde que você goste e se sinta bem. Por que não instalar uma rede ou uma cadeira de balanço no quarto ou na sala? Libere-se das regras decorativas.
Rede de Dormir Descanso Boho da Amazon.
9. Hora de relaxar
O que seria de uma decoração de inspiração Boho Chic sem um lugar para relaxar? Seja no interior ou no exterior, não é preciso muito: uns tapetes, uma mesinha auxiliar e pronto! E se quiser dar um toque mais autenticamente boêmio, não deixe faltar lanternas ou lamparinas de estilo turco, puffs marroquinos e velas para criar uma atmosfera que convide a relaxar.
10. Alma viajante
Tire a poeira das lembrancinhas que você trouxe daquela viagem e as exponha sem pudor. Instrumentos, tapeçarias, tapetes, lâmpadas… O estilo Boho Chic caracteriza-se por mesclar objetos étnicos ou procedentes de outras culturas para criar uma atmosfera pessoal e decorativamente mais rica.
Legal, né? Se você se apaixonou por este estilo, ou se quer conversar sobre outras possibilidades de decoração para a sua casa, entre em contato comigo. Vou adorar ajudar!
POSTS RELACIONADOS
Tendências em design de interiores
29 de fevereiro de 2024
Banheiro e Lavabo Funcional
19 de fevereiro de 2024
Cores têm poder emocional
25 de janeiro de 2023