Nesse post, vamos falar um pouco sobre a construção em container, quais cuidados devem ter, as qualidades dessa tendência, onde surgiu e seu diferencial. Acompanhe!
Imagem de inspiração – Projeto autoral – Casa Container
O uso dos módulos de containers navais na construção civil começou por volta de 1990, na Inglaterra, quando um grupo de arquitetos resolveu dar um novo destino para os containers parados nos portos. Desde então a técnica vem sendo aprimorada e a utilização vem crescendo, sendo um grande precursor da construção moderna sustentável.
Por que fazer uma construção usando container?
Obra limpa e rápida
As construções normais de alvenaria produzem muitos resíduos ao longo das etapas, o container já vem pronto e o acabamento é feito com o draywall ou steel frame, deixando a obra com o mínimo de sujeira e facilitando o andamento da construção. Se uma obra normal demora quase um ano para ficar pronta, o mesmo projeto feito em containers pode ser entregue em até três meses.
Uma grande vantagem desse método é que não exige grandes movimentações de terras e sua fundação não precisa ser de forma tradicional, pois os containers são apoiados em quatro pontos.
Menor impacto ambiental
A reutilização de containers na construção civil é uma forma de gerar uma obra sustentável, pois desocupa um espaço nos depósitos onde provavelmente eles ficariam parados, além de diminuir o consumo de areia e cimento das edificações. A produção desses materiais consome recursos naturais e libera gases de efeito estufa. Além disso, esse método construtivo diminui os entulhos de obra.
Flexibilidade e mobilidade
Como o container precisa de apoio nas quatro pontas, ele pode ser removido e levado para outros lugares, possibilitando a movimentação de construções comerciais. O projeto pode ser feito em vários módulos permitindo combinações distintas.
O container pode ser empilhado possibilitando ter casas de dois, três e até mesmo de quatro andares, além disso eles podem ser cortados para fazer salas conjugadas.
Baixo custo
Uma obra em container pode custar cerca de 20% a menos do que uma obra de alvenaria convencional.
Imagem de inspiração – Projeto autoral – Interior Casa Container
Quais cuidados devo ter?
Tenha certeza do que quer
É importante entrar em container e sentir o espaço, ter certeza se aquelas medidas são adequadas para você e o principal é se sentir confortável dentro de um container.
É fundamental ter um projeto arquitetônico, para saber a quantidade de containers que serão necessárias para a realização do projeto.
Conforto acústico e térmico
Na criação do projeto junto com o seu arquiteto é importante pensar nas aberturas, pois são elas que vão refrescar o ambiente e trazer luz natural, pois dessa forma você vai evitar o uso em excesso do ar-condicionado.
Além disso é bom se atentar no isolamento acústico, podendo ser colocado entre a estrutura de aço dos containers e as placas de drywall, dessa forma você vai evitar o eco e o barulho metálico.
Faça o tratamento do container
Para o container poder ser usado na construção civil é necessário que ele passe por um tratamento de retirada de qualquer material tóxico deixadas pelas tintas que revestem o aço ou pelas cargas transportadas.
Procure bons profissionais
É importante contratar uma mão de obra especializada para operar com guindastes e fazer os cortes das janelas e portas, além de encaixar um módulo no outro. Além disso é necessário você aprovar na prefeitura e regularizar sua obra como qualquer outra construção.
Gostou dessa técnica construtiva? Deixe seu comentário e compartilhe, pois eu adoro e inclusive já criei casas e comércios usando containers.
Imagem de inspiração – Projeto autoral – Casa Container
POSTS RELACIONADOS
Tendências em design de interiores
29 de fevereiro de 2024
Banheiro e Lavabo Funcional
19 de fevereiro de 2024
Cores têm poder emocional
25 de janeiro de 2023